7 de novembro de 2012

O caos que precede a ordem

O caos é extremamente necessário à ordem. Já ouviram falar que do caos surge a ordem e quando está tudo muito quieto, algo irá acontecer? Então... Acredito muito nisso e sei que não existe mudança alguma sem que antes haja um certo caos, uma confusãozinha pra gente sentir que algo mudou e que agora começa algo novo, ou então melhor.

O caos está presente em tudo. Para a criação, é preciso dar uma bagunçada, óbvio! Não existe obra sem barulho, sujeita de cimento e toda a confusão que uma construção exige, mas essa desordem precede a ordem das coisas: o resultado final, ou seja, a casa prontinha e perfeita para servir de moraria, de abrigo. Da mesma forma acontecem as reformas. A casa está em ordem, mas, para haver mudança é preciso quebrar, é preciso mexer e esse chafurdo que gera desconforto momentâneo, gera vontade de sair dali. Mas poxa, é o caos que vai garantir que a reforma seja feita como deve ser e que tudo ficará do jeito que o dono da casa imaginou.

Pois bem... Acredito que em nós acontece o mesmo. Digo em nós, nesse sentido de dentro, porque acredito que seja algo que se dá de dentro para fora e acaba por refletir o que sentimos no fundo do peito, na imaginação ou no quer que seja. Nosso caos emocional nos prepara para mudanças, nossas confusões mentais nos permitem refletir e nossas atitudes caóticas são o que, muitas vezes, fazem a coisa andar, seja metaforicamente ou de fato.

Esse caos é tão, mas tão fundamental em nosso crescimento que chegamos a sentir quando as coisas estão quietas demais, boas demais. Sentimos que algo está errado. Tudo acaba quando a lei da vida nos manda de presente aquela puxada de orelha gostosa do chefe, aquela batida marota no nosso carro, aquele telefonema que faz perder horas (inclusive aquela reunião importante), quando terminamos um namoro etc.

Na minha opinião tudo vai bem quando algo vai mal. Essa história de ter tudo muito fácil e muito feliz não funciona, ao menos não por muito tempo.  Quero esse caos, porque ele quer dizer mudança, quero ser feliz por errar e por causar confusão, por isso me garante que algo melhor está por vir, porque a tendência é melhorar, sempre!

Nenhum comentário: