29 de janeiro de 2013

Uma definição para 'sensibilidade'

Vou te fazer uma pergunta e te dou cinco minutos pra pensar na resposta: o que é, pra você, sensibilidade?

Vamos lá, o tempo está correndo! 

(...)

Demorou!

Sensibilidade, do latim sensibilitas, é como uma faculdade de sentir, uma instituição dos sentimentos que, muitas vezes, determina nossas ações, seja pelo excesso, seja pela falta.

Sensibilidade não se resume somente à definição positiva de um sentimento, não é apenas o fato de ser sensível a certa situação, simpatia por certa pessoa ou saber reconhecer que alguém precisa da sua ajuda. Não é apenas chorar de um filme romântico ou assustar-se com um dramalhão clássico de terror.

O conceito de sensibilidade, tanto da formação semântica e morfológica, quanto de seu conhecimento testemunhal, envolve todos os sentimentos existentes, seja o medo, a paixão, a raiva, a angustia, o desespero e a inquietude, ou apenas simpatia por um aroma que lembre alguma coisa, algum tempo.

Ser sensível, ser tocado, ser envolvido, é algo que somos submetidos diariamente, desde quando acordamos (e porque não dizer quando dormimos), seguindo durante todo o dia. Porque? Ora, porque somos seres que respondem aos estímulos e fomos feitos para ser estimulados! Nosso corpo e nossos sentidos foram feitos para reagir, nossa pele nos cobre para que sejamos tocados.

Ou seja, todos somos seres sensíveis... Sentimos e fazemos sentir. Sabendo disso, o conceito de sensibilidade não parece algo tão depreciativo, não é?

E agora, você promete ser mais sensível sem sentir vergonha de sentir?



Um comentário:

Viiii disse...

Eu prometo!!!
Que post lindo, quanta Sensibilidade!
Eu posso estar me confundindo, mas acho que não. Descobri esse blog um tempão atrás, mas o autor tinha parado de postar. Fico feliz com o retorno. Quero ler o que tem pra trás e espero que você nos presenteie cada dia mais com textos assim. Obrigada