22 de janeiro de 2013

Percepções


Sabe quando você percebe que está ficando velho? Quando começa a perceber demais, a menos ao meu ver.

Sempre fui muito observador, o tipo de pessoa que saca a outra só de observar, que fica a espreita esperando um momento de distração pra ver a máscara cair e ela ser finalmente autentica. O tipo de pessoa que olha em volta a todo o momento e está sempre ligado, mesmo quando parece que não. Que vê os tropeços, as perdas, as desatenções que ninguém mais vê e que ri sozinho, simplesmente porque é engraçado, ponto.

Mas com o tempo isso tudo muda e essas percepções ficam, de certa forma, ainda mais potencializadas e tudo o que acontece passa a ser motivo de pré avaliação e possível, ou não, aprovação. Como assim? Sou do tipo que está sempre na retaguarda, confere? Mas vai muito além disso, porque na verdade estou no ataque de sentidos que avaliam milhões de ações por segundo, seja um simples respirar ofegante ou um olhar com o canto de olho, seja uma frase ou palavra dita fora do contexto propositalmente. Besteira? Será?

Não deixo ninguém se aproximar sem que eu confie e a definição de confiar é bem restrita nesse caso, pois resume-se aos meus sentidos de percepção. Não é simplesmente feeling, premonição ou o 'santo que bateu'. Eu sei quem é você. Não se engane, eu sei!

É claro que existem as vantagens de ter essa percepção aguçada, mas também existem as desvantagens de estar sempre um passo à frente e isso meus caros, é o pior. Com esse sentimento de análise e observação constante surge, inevitavelmente, o sentimento de menosprezo. Subestimar não é caso, mas menosprezar mesmo, julgar inferior e não merecedor de muitas coisas. Mas quem é merecedor de fato? E quem não é? Quem sou eu pra pensar esse tipo de coisa?

Mais uma vez a percepção salva minha vida, porque da mesma forma como noto as ações e os sentimentos de outros, percebo que estou agindo de forma ridícula e nada digna.  E paro.
Percebo que estou ficando velho quando me reconheço velho, não de idade, não de corpo e nem de ideias ou ideais, mas experiências.

É bom perceber isso? Quando descobrir eu conto pra vocês!


Nenhum comentário: